Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane sn

14884-900 Jaboticabal  SP  Brasil

Fone/Fax: +55-016-3209-2675

 

Livros e Capítulos de Livros

 

 

O Grupo de Pesquisa Resíduos na Agricultura vem se dedicando a escrever livros dentro de sua área de atuação, assim como vem colaborando na elaboração de capítulos de livros.

 

 

 

MELO, W.J. Enzimas no  solo.  In:  A  responsabilidade  social da ciência do solo. MONIZ, A.C. (ed.), Campinas,  Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1988. 525p. (p. 365-378).

Livro que resultou das atividades desenvolvidas no XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, evado a efeito em Campinas, SP, e, 1988.
Neste capítulo, o autor aborda os seguintes tópicos com relação à enzimologia de solo: origem e forma de ocorrência das enzimas no solo, metodologia ara estudo das enzimas do solo, efeitos de agroquímicos sobre a atividade enzimática no solo, aplicações da enzimologia de solo.

 

 

MELO, W.J. e RUGGIERO, C. A papaína. In:  Mamão. RUGGIERO, C. (ed.), Jaboticabal-SP, 1988. p. 47-88, 428p.

 Neste livro, que resultou das atividades desenvolvidas no II Simpósio Brasileiro sobre a Cultura do Mamoeiro, realizado em Jaboticabal no ano de 1988, os autores apresentaram, no painel sobre Aproveitamento Industrial e Exportação do Mamoeiro, as atividades ligadas à produção de papaína.
Neste capítulo do livro são abordados os seguintes tópicos: conceito, classificação e composição da enzima papaína, fatores que afetam a atividade enzimática, metodologia de avaliação da atividade da papaína, instalação e condução da cultura do mamoeiro com vistas à exploração de papaína, metodologia da colheita do látex, processamento do látex, tipos de papaína no mercado internacional, embalagem e armazenamento do produto, estimativa de produção e controle de qualidade, mercado para a papaína produzida (produtores e consumidores), perspectivas para a produção de papaína no Brasil

.

 

MELO, W.J. e LEMOS, E.G.M. Análise bioquímica de plantas. In: Micronutrientes na Agricultura, FERREIRA, M.E. (ed.), Piracicaba-SP, Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato e CNPq, 1991. 734p. (p. 309-331)

Os micronutrientes desempenham papel de fundamental importância para o bom desenvolvimento dos seres vivos.
As técnicas de avaliação atualmente disponíveis nem sempre são capazes de detectar sua presença, tendo em vista as baixas concentrações com que ocorrem na natureza. No capítulo sob sua responsabilidade, os autores discutem as técnicas bioquímicas de análise de plantas atualmente disponíveis na literatura e suas relações com a concentração de micronutrientes em tecidos vegetais, de modo a dar suporte pra a avaliação do estado nutricional das plantas em relação a este nutrientes.

 

 

MELO, W.J. Manejo: aspectos biológicos. .In: Solos altamente susceptíveis à erosão. PEREIRA, V.P.. FERREIRA, M.E., CRUZ, M.C.P.  (editores). Jaboticabal, FCAV/UNESP/SBCS, 1994. p. 122-148.

Neste capítulo, de um livro dedicado a solos altamente susceptíveis à erosão, o autor aborda os seguintes tópicos: fatores que afetam a atividade dos organismos no solo, quantidade e distribuição dos organismos no solo, o papel dos organismos no solo, a síntese de húmus, as técnicas de manejo da biomassa microbiana do solo, com vistas ao aumento de sua fertilidade

 

 

MELO, W.J., MELO, G.M.P., MELO, V.P. Papaína. Uma opção para o produtor de mamão. Jaboticabal, FUNEP, 1997. 76p.

A papaína é uma enzima do grupo das proteases que tem grande aplicação industrial: clarificação de cervejas, fabricação de cosméticos, amaciante de carnes.
Neste livro são descritas técnicas de condução da cultura do mamoeiro com a finalidade de extração desta enzima. São descritos, também, todos os cuidados na colheita do látex e as etapas e cuidados na sua produção industrial. 

 

 

MELO, W.J.; BERTIPAGLIA, L.M.A.; MELO, G.M.P.; MELO, V.P. Carboidratos. FUNEP, Jaboticabal, SP, 1998. 213p.

Este livro foi preparado para dar suporte ao ensino de bioquímica em cursos de agronomia e outros que envolvem o estudo deste importante grupo de biomoléculas.
Está dividido em duas partes: a teoria sobre os carboidratos e uma coleção de 11 práticas sobre carboidratos.
O livro encerra os seguintes tópicos: funções, estruturas e propriedade dos carboidratos (monossacarídeos, oligossacarídeos, polissaca-rídeos e heteroglicídeos), biodegradação dos carboidratos (glicólise, ciclo dos ácidos tricarboxílicos, sistema de transporte de eletros, via as pentoses, ciclo do glioxilato), biossíntese de carboidratos (gliconeogênese) e  fotossíntese.
As atividades práticas incluem: noções de colorimetria e espectrofotometria, soluções tam-pão, identificação do amido e de açúcares redutores, hidrólise ácida do amido e determinação do teor de amido em  farinhas, determinação do conteúdo em carboidratos totais, determinação do teor de glicose em amostras de urina, determinação do teor de açúcares redutores.

 

 

MELO, W.J.; MELO, G.M.P.; MELO, V.P.; BERTI-PAGLIA, L.M.A. Experimentação sob condições controladas. FUNEP, Jaboticabal, SP, 1998. 86p.

Este livro destina-se a orientar na instalação e condução de experimentos em vasos sob condições de casa de vegetação.
Com este objetivo, inclui os seguintes tópicos: o ambiente controlado, escolha do substrato para ensaios, obtenção e preparo da amostra de terra, tipos de vasos, preparo da areia lavada, calagem, acidificação de uma amostra de terra para estudos de efeitos do pH, fertilização, escolha da planta para estudo, semeadura e transplante, irrigação, desbaste, controle fitossanitário, amostragem de planta e de terra.
O livro inclui uma série de fotos coloridas ilustrativas.

 

 

MIYAZAWA, M., PAVAN, M.A., MURAOKA, T., CARMO, C.A.F.S., MELO, W.J. Análises químicas de tecido vegetal. In: Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. SILVA, F. C (ed.). Brasília, EMBRAPA, 1999, p. 171-223,

O capítulo deste livro destina-se à orientação em análises químicas de tecido vegetal com a finalidade de dar suporte para a avaliação do estado nutricional das plantas por meio da diagnose foliar.
Encerra os seguintes tópicos: preparo da amostra, extração de elementos químicos do tecido vegetal, métodos analíticos, interpretação dos resultados.
Nos métodos analíticos incluem-se metodologias para determinação de nitrogênio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloreto, silício, cobre, ferro, manganês, zinco, molibdênio, alumínio, silício.

 

 

MELO, W.J., MARQUES, M.O. Potencial do lodo de esgoto como fonte de nutrientes para as plantas. In: Impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto. BETTIOL, W. & CAMARGO, O. A. (ed.). Jaguariúna, EMBRAPA Meio Ambiente, 2.000. p. 109-141.

O capítulo de nossa autoria enfoca as pos-sibilidades do uso do lodo de esgoto ou do biossólido em áreas agrícolas.
Em 33 páginas são abordados os seguintes itens: efeitos no solo (propriedades físicas, nível de fertilidade, propriedades bioquímicas), efeitos na planta (absorção de macro e micronutrientes, efeitos na produção).
Fazem parte do texto 36 figuras ilustrativas dos resultados obtidos com o uso de lodo de esgoto ou biossólido em diferentes culturas.
O artigo conclui sobre as possibilidades do uso do lodo de esgoto ou biossólido na agricultura.

 

 

MELO, W.J., MARQUES, M.O., MELO, V.P., CINTRA, A.A.D. Uso de resíduos em hortaliças e impacto ambiental. Hortic. bras., 18:67-82. (Suplemento Julho).

Este livro é uma publicação especial da revista Horticultura brasileira (volume 18, suplemento), que resume os trabalhos e palestras apresentados no 40o CONGRESSO BRASILEIRO DE OL-ERICULTURA, 2o CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE UTILIZAÇÃO DE PLÁSTICO NA AGRICULTURA e 1o SIMPÓSIO LATINO-AME-RICANO DE PRODUÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES, levados a efeito em São Pedro, SP, e, 2000.

Neste capítulo, os autores abordam o uso de resíduos em olericultura, discutindo os seguintes tópicos: o lodo de esgoto ou biossólido, o lixo urbano, compostagem, uso agrícola do lodo de esgoto e do lixo urbano (efeitos do composto de lixo no solo e nas plantas, efeitos do uso de lodo de esgoto nas propriedades do solo e nas plantas, os problemas dos metais pesados e de outros poluentes presentes no lodo de esgoto), metais pesados e impactos ambiental, manejo dos metais pesados, cálculo da dose de lodo de esgoto a se aplicarem função das normas estabelecidas pela CETESB para o Estado de São Paulo

 

MELO, W.J. Uso de Resíduos na Agricultura e Qualidade Ambiental. In: SILVEIRA, A.P.D & FREITAS, S.S. Microbiota do solo e qualidade ambiental. Parte III: Atuação da microbiota do solo em situações de estresse. Capítulo 15. IAC, SP, 2007. 312p. (on line, pp. 275-297). ISBN 978-85-85564-14-8.

 

Este livro foi editado em homenagem à Profa. Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, do Departamento de Solos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São por ocasião de sua aposentadoria.

Todos os autores, assim como os editores, foram seus orientados em cursos de pós-graduação.

 

ARAÚJO, A.S.F. & MELO, W.J. Biomassa microbiana do solo. Teresina, PI, Serviço de Processamento técnico da Universidade Federal do Paiuí, 2012. 150p.,

O livro está dividido em 9 capítulos, a saber: A biomassa microbiana do solo; Métodos de estimativa da biomassa microbiana do solo; A biomassa microbiana do solo em sistemas orgânicos; A biomassa microbiana do solo em sistema de plantio direto; A biomassa microbiana do solo em sistema agroflorestal; A biomassa microbiana em solo sob pastagem; Adubação orgânica e verde sobre a biomassa microbiana do solo; Pesticidas e a biomassa microbiana do solo; Metais pesados e a biomassa microbiana do solo.

Disponível para venda.

Contacte wymelo@gmail.com

 

MELO, W.J., MARQUES, M.O., MELO, V.P. O uso agrícola do biossólido e as propriedades do solo. TSUTYIA, M.T. et al. (eds), Biossólido na Agricultura. Capítulo 11. São Paulo, SABESP, 2001. p. 289-363.

MARQUES, M.O., MELO, W.J., MARQUES, T.A. Metais pesados e o uso de biossólidos na agricultura. TSUTYIA, M.T. et al. (eds), Biossólido na Agricultura. Capítulo 12. São Paulo, SAPESP, 2001. p.365-403.

Neste livro, os autores escrevem dois capítulos sobre o uso de biossóldos na agricultura, um deles com ênfase sobre os efeitos no solo e o outro, sobre os efeitos nas plantas.
Os tópicos abordados neste dois capítulos incluem: conceito de biossólido, e as perspectivas de produção nos próximos anos, biossólido e a nutrição mineral das plantas, o ambiente do solo, incluindo suas propriedades físicas, químicas e bioquímicas, os metais pesados e seu comportamento no solo, os efeitos sobre os organismos do solo, os efeitos sobre a absorção e acúmulo de nutrientes e de metais pesados nas plantas, os mecanismos de auto-defesa das plantas contra a presença dos metais pesados, encerrando com orientações técnicas sobre o uso de biossólidos e, áreas agrícolas
 

Disponível para venda.

Contacte wymelo@gmail.com.

 

 

 

atualizado em 15 de fevereiro  de 2013