Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellae, Km 5

14884-900  Jaboticabal  SP  Brasil

Fone/Fax: +55-016-3209-2675

 

Coordenação

 

Wanderley José de Melo nasceu na cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, aos 27 de maio de 1942.
Realizou curso primário no Grupo Escolar “Barão do Rio Branco”, curso ginasial e colegial no Instituto de Educação “Sud Mennucci”, ambos na cidade de Piracicaba, SP.

É engenheiro-agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo no ano de 1969, onde também realizou cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado na área de Solos e Nutrição de Plantas.

Iniciou suas atividades profissionais na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal, no ano de 1971, ao ser contratado como Professor Assistente junto ao Departamento de Tecnologia, para atuar na área de Bioquímica.
Prestou concurso para obtenção do título de Professor Livre Docente na área de Bioquímica Aplicada à Agropecuária no ano de 1979, e para Professor Adjunto, na mesma área, no ano de 1981.
Atualmente é Professor Titular Voluntário na área de Bioquímica Aplicada à Agropecuária desde 1986.
Durante sua vida profissional, tem ministrado aulas em nível de graduação na disciplina de Bioquímica do curso de Agronomia, e em nível de pós-graduação nas disciplinas Bioquímica no Sistema Solo Planta e Matéria Orgânica do Solo, ambas no curso de pós-graduação em Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP.

Como pesquisador, tem desenvolvido pesquisas em solo de nutrição de plantas, com trabalhos publicados sobre enzimologia do solo, matéria orgânica do solo, sistemas de produção, recuperação de áreas degradadas, aproveitamento agrícola de resíduos urbanos e industriais como lodo de esgoto, biossólido, vinhaça, manipueira, gesso, impacto ambiental por metais pesados. Seus trabalhos de pesquisa têm sido publicados em revistas especializadas editadas no país (Científica, Revista Brasileira de Ciência do Solo, Revista de Agricultura, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Acta Amazonica) e no exterior (Optimization of Plant Nutrition, Environmental Applied Microbiology, Communication in Soil Science and Plant Analysis, Soil and Fertilizers).
Também tem participado de modo ativo, com apresentação de trabalhos na forma de pôster ou em apresentação oral, de congressos tanto em nível  nacional como internacional.
Tem orientado alunos em nível de iniciação científica, de mestrado e de doutorado com bolsas da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico) e CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior).
É autor de livros, destacando os de Carboidratos e Produção de Papaína, assim como tem participado na redação de capítulos de livros, enfocando o uso de resíduos na agricultura, dentre outros temas.
Tem colaborado com Instituições de Ensino e Pesquisa, assim como com revistas especializadas, na análise de projetos e de trabalhos submetidos à publicação.
Como atividades administrativas, foi diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP , pró-reitor da UNESP, vice-presidente da ABEAS (Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior), chefe do Departamento de Tecnolo

 

 

atualizado em 16 de fevereiro de 2013